Um Novo Ciclo de Concessões Rodoviárias: Desafios e Perspectivas

Um Novo Ciclo de Concessões Rodoviárias: Desafios e Perspectivas

Em um cenário de transformações e avanços significativos na infraestrutura brasileira, o Governo Federal lançou um ambicioso programa de concessões rodoviárias, previsto para se estender até 2026. O anúncio deste programa foi o destaque do 1º Webinar InfraNews – Exxata – Vellent, realizado na sexta-feira, 5 de abril de 2024, marcando um novo ciclo de concessões que promete redefinir a logística nacional.

O Programa de Concessões: Uma Visão Geral

Com uma previsão de 35 leilões de rodovias, incluindo novos trechos e a relicitação de outros, o programa do Governo Federal é notavelmente arrojado. Adicionando-se a isso, mais 15 renegociações de contratos já existentes, o plano totaliza 50 novas concessões rodoviárias. Uma pergunta que surge naturalmente nesse contexto é: existem players suficientes interessados nesse grande número de leilões?

Análise do Mercado: Desafios e Oportunidades

Pedro Bruno, analista de mercado da XP, contribuiu com sua visão sobre o tema, apontando que já há 15 fundos e/ou grupos empresariais mapeados com interesse nos programas rodoviários. Contudo, a dúvida persiste quanto ao interesse por todos os lotes disponíveis para leilão, dada a existência de programas estaduais competitivos, com destaque para estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Um marco recente nesse contexto foi o leilão da rodovia BR 040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora – MG, que aconteceu em 11 de abril de 2024. Com um investimento previsto de R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos, incluindo CAPEX e OPEX, o Grupo EPR, formado pelo fundo Perfin e a empresa Equipav, sagrou-se vencedor, marcando sua quarta concessão no estado de Minas Gerais.

Destaques e Participações Notáveis

O leilão também foi palco para o retorno da CCR aos leilões rodoviários e a tentativa de entrada de novos players no setor, como a Azevedo & Travassos e o Consórcio Vetor Norte. Esse interesse diversificado demonstra a compreensão, por parte do empresariado nacional, da importância de se estruturar e participar ativamente dessas oportunidades.

A Importância do Alinhamento de Interesses

Um dos pontos cruciais para o sucesso dessas concessões é o alinhamento de interesses entre o poder concedente e o mercado, além da atratividade econômico-financeira dos projetos. Nesse sentido, o governo federal tem trabalhado para ajustar os editais às necessidades do mercado, em um esforço conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU), visando a validação prévia dos editais e a promoção de um ambiente de negócios saudável e competitivo.

Conclusão: Um Futuro Promissor

A expectativa é de que, dentro de 5 a 10 anos, possamos observar uma eliminação significativa dos gargalos logísticos no transporte rodoviário brasileiro, apoiando assim o crescimento acelerado do agronegócio nacional. A relação entre infraestrutura e agronegócio é indissociável e crucial para o desenvolvimento econômico do Brasil, um país que tem pressa por obras que suportem seu título de celeiro do mundo. Que venham os novos leilões e as oportunidades que eles representam para o avanço da infraestrutura nacional.

João Carlos Gomes
Um blog voltado para opiniões e comentários sobre projetos de infraestrutura brasileiros e suas histórias, relatadas por quem ainda ajuda e outros que ajudaram a fazer.

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