Vamos repensar o planejamento ferroviário nacional

Na sexta-feira, 17 de maio de 2024, participamos do 2º WEBINAR VELLENT LINK INFRANEWS com o tema PROJETOS FERROVIÁRIOS. Tivemos a oportunidade de conhecer projetos ferroviários estratégicos federais como a FERROGRÃO, a NOVA-FERROESTE, além de entender os desafios enfrentados pelos operadores ferroviários. Recebemos informações que nos trouxeram otimismo, mas também algumas preocupações (assista ao webinar para mais detalhes).

Quando falamos de futuro, parece que estamos em um caminho de muitas conversas e pouca ação. Explico: há discussões sobre um plano de logística ferroviária enquanto esse plano já está pronto, elaborado por quem entende do assunto, tem necessidades claras, possui capacidade de viabilização e, melhor ainda, sem precisar de nenhum recurso financeiro do governo.

Refiro-me aos projetos de Autorização Ferroviária que, de maneira depreciativa por aqueles que não querem estudá-los e implementá-los, são chamados de “Ferrovias de Papel”. Mais de 130 projetos foram apresentados ao governo e estão atualmente paralisados na sua análise porque decidiram rediscutir o marco regulatório e a regulamentação interna da ANTT para aprová-los.

Arriscamos passar mais alguns anos em discussões sem realizar ações concretas. Em infraestrutura, nada acontece em menos de 10 a 12 anos. Venho dizendo isso há tempos: ferrovia não é como rodovia quando o assunto é concessão. Não temos concessionárias de rodovias nas quais somente veículos pertencentes à SPE trafegam. Imaginem se tivéssemos.

Assim, uma ideia a se considerar é conceder a gestão do ativo ferroviário, ou seja, a via. E como o detentor da concessão lucraria? Através da cobrança do direito de passagem. Ou seja, quanto mais trens usarem sua via, mais ele ganha. Sua obrigação? Manter a via em estado de excelência operacional.

Nesse contexto, a SPE Ferroviária se preocuparia em implementar vias segregadas, pátios de cruzamento e outras melhorias operacionais. Essas duas ações – emissão das Autorizações Ferroviárias e mudança no modelo de concessão – podem ser um marco para incentivar o setor ferroviário. E os projetos de Autorização Ferroviária que não se viabilizarem? O risco é único e exclusivo do empreendedor.

O BRASIL TEM PRESSA de obras prontas, especialmente de ferrovias.

WEBINAR VELLENT LINK INFRANEWS – PROJETOS FERROVIÁRIOS Caso não tenha nos acompanhado, veja como foi acessando o link abaixo. Aproveite e deixe o seu like.

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João Carlos Gomes
Um blog voltado para opiniões e comentários sobre projetos de infraestrutura brasileiros e suas histórias, relatadas por quem ainda ajuda e outros que ajudaram a fazer.

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